Roger Responde 267 – Moisés teve um interesse romântico em Nefertari, como afirma a novela da Record “Os 10 mandamentos”? Não lembro dela ser mencionada em seu livro “Moisés – O libertador de Israel”. Isto realmente aconteceu ou é fantasia da novela?

267 – Pergunta (27/04/2015):  Boa tarde Roger, estou vendo a novela “Os 10 mandamentos” da TV Record e li os seus dois livros sobre Moisés: (Moisés – O Libertador de Israel e Moisés – Em busca da Terra Prometida). Eu não lembro de você ter citado a personagem Nefertari e ela ter tido um interesse romântico em Moisés, e vice-versa. Isto realmente aconteceu ou é fantasia da novela?

Roger: Boa tarde, sobre a novela “Os 10 mandamentos” da Record, só tenho elogios a fazer. Excelente produção e estória. Contudo, os leitores devem entender que o enredo da trama é baseado nos pouquíssimos relatos da Bíblia, que estão no livro do “Êxodo”. Além disto, a Record é uma emissora vinculada à Igreja Universal, logo, segue uma interpretação evangélica dos fatos. Sem contar que este triangulo amoroso de Moisés, Ramsés e Nefertari trata-se de uma licença poética da autora da novela. Em nenhum texto existe qualquer menção bíblica sobre o nome do faraó do Êxodo. A novela adotou a crença de que o faraó na época da libertação dos hebreus da escravidão por Moisés seria Ramsés II. Esta é mais uma interpretação de pompa e grandeza do que baseada em fatos reais. Alguns escritores e historiadores adotam essa linha por ser a mais grandiosa, mas nós não.

Em nossos livros “Moisés – O Libertador de Israel” e “Moisés – Em busca da Terra Prometida”, afirmamos que Moisés nasceu durante a vida de Ramsés II, mas não eram da mesma idade. O faraó era muito mais velho que o Libertador de Israel. Inclusive, quando Moisés nasceu, Nefertari já havia até morrido. Ela morreu muito jovem e Ramsés II ergueu em sua homenagem o famoso templo de Abu Simbel no Alto Egito. Nesta época Ramsés tinha menos de 30 anos. Ele veio a falecer com 92 anos de idade, tornando-se o faraó com reinado mais longo do Egito. Ele governou as Duas Terras por 67 anos. Logo, quando Moisés nasceu, Nefertari já havia morrido e Ramsés II já era um idoso desdentado (ele sofreu muito no final da vida com inflamações nas gengivas). Moisés foi criado pela sobrinha de Ramsés II, a princesa Thermutis. Por este motivo, Nefertari é apenas mencionada brevemente em alguns poucos comentários em nossos livros. Ela não viveu os fatos da libertação do povo de Israel do jugo egípcio. Ela morreu muito antes destes fatos, o que torna o triangulo amoroso da excelente novela da TV Record, apenas ficção.

Moisés, então, foi expulso do Egito e retorna muitos anos depois para libertar o seu povo do cativeiro. Nesta época Ramsés II já havia morrido e quem reinava era o seu decimo terceiro filho, chamado Merneptah. Ramsés viveu tanto tempo que muitos de seus filhos já haviam falecido quando chegou a vez dele seguir para a Terra do Sol Poente. Ele teve mais de cem descendentes e um harém com mais de cem mulheres. Após a morte de Nefertari ele não assumiu nenhuma outra concubina do harém como a “Grande Esposa Real”, título que foi dado unicamente a sua grande amada. Ela foi tão importante para ele que, além do templo de Abu Simbel, foi construída uma tumba para ela maior do que de muitos faraós do Egito. A tumba de Nefertari no “Vale das Rainhas” é uma das mais impressionantes do Egito. Certamente o amor entre eles foi algo grandioso, o que torna essa especulação da novela (sobre ela gostar mais de Moisés do que de Ramsés) um tanto injusta…

Aproveito esta pergunta para lembrar aos nossos leitores sobre a nossa fantástica viagem ao Egito agora em setembro. Esta será a nossa maior e mais bem elaborada expedição ao Egito. Uma viagem realmente imperdível. Tivemos neste ano a alta surpreendente do dólar e uma instabilidade econômica. No entanto, aconselho aos interessados a entrarem em contato com a Caprice Turismo o quanto antes. Eles tem um plano de pagamento que preserva os clientes de surpresas do dólar até a viagem. Vale lembrar, também, que o Egito nunca esteve tão seguro como este ano. A posse de um presidente militar e a deposição do partido radical Irmandade Muçulmana trouxe um período de estabilidade que não sabemos quando veremos outra vez. Este é o ano de conhecer a terra mais bela e rica em espiritualidade e em artefatos históricos do mundo. Sem contar que navegar 12 dias pelo Nilo em um cruzeiro cinco estrelas e ficar dois dias hospedado no hotel Le Meridien Pyramids (de frente para as pirâmides de Gizé) é uma experiência marcante para toda a vida.

Nesta viagem visitaremos novamente a cidade de Tell-el-Amarna, que foi edificada por Akhenaton há 3.300 anos atrás. Esta é uma visitação muito rara nas viagens tradicionais de turismo ao Egito. Pouco resta daquele tempo em Amarna, mas é algo inesquecível pisar no solo sagrado onde foi realizado tão importante projeto, que relatamos com profundidade no livro Akhenaton. Visitar as tumbas de Akhenaton e Meri Rá (Ramatís) é outro ponto marcante da viagem. Quem deseja realizar este sonho inesquecível, veja o roteiro completo que está disponível para download (em arquivo PDF) no site www.universalismocristico.com.br e entre em contato com a Caprice Turismo para informar-se. E-mail para contato: sigmar@capricetour.com.br  Fones: (11)4523-0782 / (11) 98233-1630 (TIM).

38 Responses
  • edlenny
    maio 6, 2015

    Houve mesmo as traições da rainha como conta a novela?

    [Reply]

    edlenny maio 6, 2015
    Responder
  • ricardo
    maio 15, 2015

    Na bíblia cita que nefertari que o nome n era esse o noMe real se chamava nerfetiti se casou se com Ramsés ll pois era muito rigorosa e nunca foi descoberto sua morte.

    [Reply]

    ricardo maio 15, 2015
    Responder
  • Stephania
    maio 16, 2015

    Nefertiti era uma Tia de nefertari, nefertiti era grande esposa real do faraó Amenófis IV.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Nefertiti

    [Reply]

    Stephania maio 16, 2015
    Responder
  • Junia
    maio 26, 2015

    Assisto a novela, e outro dia estava assistindo o Filme Os Dez Mandamentos de 1956 e la Nefertiti como Moisés a chamava era realmente apaixonada por Moisés.Mas como vcs, tbm tentei encontrar na Bíblia e não encontrei nada…Mas esta matéria me tirou muitas duvidas. Obrigada.

    [Reply]

    Junia maio 26, 2015
    Responder
  • Ed
    maio 29, 2015

    Bom, procurei algo sobre o relacionamento entre Nefertari e Moisés. Não encontrei nada, bo entanto, eu particularmente achei interessante essa interpretação feita pela novela Os dez mandamentos. Porque se fomos analisar bem a realidade, tem tudo pra ser verdade, que ela não gostasse tanto assim de Ramsés. Percebe-se que ele gostava muito dela, pelo que ele fez por ela. Assim é a nossa realidade; quando um gosta muito o outro não gosta tanto assim.

    [Reply]

    Ed maio 29, 2015
    Responder
  • Anaelvira Sá- BH-Mg
    jun 21, 2015

    Emocionante, assisto, parabéns pela Superprodução.

    [Reply]

    Anaelvira Sá- BH-Mg jun 21, 2015
    Responder
  • josiane nascimento
    jul 11, 2015

    Nefertali era boa ou má?Como era o caráter dela ?

    [Reply]

    josiane nascimento jul 11, 2015
    Responder
  • angela
    jul 17, 2015

    boa noite vcs nao podem dizer algo que realmente nao aconteceu como o romance entre moiseis e nertefari,estao mostrando desrepeito para com a palavra de Deus………………

    [Reply]

    angela jul 17, 2015
    Responder
  • Fatima Bosco.
    jul 22, 2015

    A novela está muito bem escrita,produção e efeitos fantásticos…mas,há mais fatos fictícios do que fatos reais.Os fatos mais marcantes da vida de Moisés não tem como mudar,algumas cenas são de fato o que aconteceu,segundo relatos bíblicos.Mas é realmente uma novela.Não dá para você,de maneira nenhuma vê-la como um relato bíblico,a história verdadeira de Moisés é diferente.Mas é uma novela linda,baseada levemente em alguns fatos reais. Só mesmo no básico,porque ao todo,a novela não tem nada a ver com a hist´ria de Moisés na bíblia.Mas nem por isso estou tirando o brilho da novela,que está linda,muito linda!!!

    [Reply]

    Fatima Bosco. jul 22, 2015
    Responder
  • dirceu wolf
    ago 5, 2015

    Cara Stephania e Ricardo.
    Nefertari foi filha de um guerreiro Faraó, realmente era muito Bela e era a Favorita do Grande RAMSÉS II, faleceu 200 anos antes de Moisés nascer, sua tumba e templos
    são ~magestosos com mais pompa que muitos faraós.
    Espero ter esclarecido algumas dúvidas de VCs.
    Um Abraço.
    D.Wolf

    [Reply]

    dirceu wolf ago 5, 2015
    Responder
  • ago 7, 2015

    Queridos,
    Realmente a Bíblia não cita sobre o talvez envolvimento de Moisés com Nefertari, sim este era o nome dela e qualquer mudança é porque está escrito em Hebraico traduzido é isso mesmo. A novela com certeza vai acrescentar muitas coisas, detalhe porque a Bíblia é vaga quanto se fala de outros personagens que não sejam o de real envolvimento com a libertação do povo de Deus até a terra prometida. Quem já leu a História de Moisés compreende isso com mais clareza ou quem tem essa compreensão. A novela está boa, a intenção é maravilhosa e plausível.

    [Reply]

    Leidiana ago 7, 2015
    Responder
  • jean de Bethencourt
    set 8, 2015

    Ramsés não só nunca teve nenhum relacionamento com Moises como nunca Nefertari viu Moisés em sua vida. Moisés viveu durante a 18° dinastia quando o Faraó era Ahmosis I cujo nome em hebraico significa irmão de Moisés. O primogenito de Ahmosis morreu durante a décima praga delfagrada no Egito quando o primogenito de Ramsés o cucedeu ao trono com 34 anos de idade. Ramsés e Nefertari nasceram na 119° dinastia, portanto 300 anos depois de Moisés. A novela é muito bem feita, o romance entre Ramsés e Nefertari realmente foi verdadeiro tanto é que mulher alguma teve no Egito os templos e tumba como as dela mandados construir por seu grande apaixonado RAMSES. Não vamos misturar as épocas. Pena é que as pessoas aainda aprendem a história cheia de erros.

    [Reply]

    jean de Bethencourt set 8, 2015
    Responder
  • Marilene
    set 12, 2015

    Para quem já leu a passagem,sabe que Moisés e Nefertare,nada tiveram um com o outro,mas o que acontece em relaçao aos fatos históricos que realmente importam para quem conhece a palavra esta se mantendo bem próximo ao que se lê,e como vi em uma matéria o romance foi colocado para que os telespectadores se apaixonassem pela trama
    e é o que acontece. isso é o que torna mais emocionante…eu sou assídua a novela..não perco nunca…o elenco,produtores estão de parabéns por estarem levando a nossos lares algo edificante e não a pornografia e libertinagem que temos visto na tv brasileira….

    [Reply]

    Marilene set 12, 2015
    Responder
  • D. Araújo
    set 26, 2015

    Artigos/matérias interessantes e esclarecedoras:

    1)http://www.respondi.com.br/2008/04/quem-foi-o-farao-do-exodo.html

    2)http://iadrn.blogspot.com.br/2012/02/mumia-da-rainha-egipcia-madrasta-de.html#comment-form

    Para tentar saber quem foi o Faraó da época de Moisés, basta calcular a data pelo que está escrito em 1 Re. 6.1

    Abraço!

    [Reply]

    D. Araújo set 26, 2015
    Responder
  • Ana julia
    set 27, 2015

    Olha nefertari e nefertiti nao sao a mesma pessoa os nomes sao parecidos mais elas nao sao a mesma pessoa

    [Reply]

    Ana julia set 27, 2015
    Responder
  • Irineu
    out 1, 2015

    Como Moisés após retorno ao Egito, teria acesso ao palácio do faraó?
    Esse faraó era muito bonzinho com os hebreus! Será?

    [Reply]

    Irineu out 1, 2015
    Responder
  • Romerito Silva de Oliveira
    out 1, 2015

    Boa tarde!

    Concordo que os relatos bíblicos realmente são muito poucos, porém há outras literaturas judaicas que são riquíssimas em detalhes. O Talmud, a Misnah judaica, o livros dos Hebreus de Flávio Josefo e outros. Creio que se a Record fosse mais cuidadosa teria uma trama muito mais real.

    Abraço,

    Romerito

    [Reply]

    Romerito Silva de Oliveira out 1, 2015
    Responder
  • carlos
    out 2, 2015

    Angela,estou de pleno acordo com você,se a novela é baseada na biblia,como colocam coisas absurdas que não condiz com a verdade.

    [Reply]

    carlos out 2, 2015
    Responder
  • carlos
    out 2, 2015

    Jean,estou de pleno acordo com você,se querem retratar o que diz na bíblia.que não sejam com irrealidades nem com mentiras,pq na bíblia esta escrito que o diabo é o pai da mentira,
    muitas pessoas que não conhecem a bíblia acreditam que a história foi como na novela.

    [Reply]

    carlos out 2, 2015
    Responder
  • carlos
    out 2, 2015

    Gostaria de localizar na bíblia algo sobre a morte de uma princesa chamada Henutmile

    [Reply]

    carlos out 2, 2015
    Responder
  • pb Marcos alberto
    out 2, 2015

    Moisés foi criado pela filha de faraó e não pela sobrinha de Ramsés,como diz Roger.
    Êxodo.capitulo.2v5,6.E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio,e as suas donzelas passeavam pela borda do rio;e ela viu a arca no meio do juncos,e enviou a sua criada,e a tomou.
    E,abrindo-a,viu o menino,e eis que chorava;e moveu-se de compaixão dele e disse:Dos meninos dos hebreus é este.

    [Reply]

    pb Marcos alberto out 2, 2015
    Responder
  • Nilda
    out 3, 2015

    Boa tarde,tambem gosto muito da novela Os dez Mandamentos.é uma superproduçao,e realmente tem algumas coisas que esta em desarmonia com a Biblia,como no caso de Oseias ser o filho de Num,na verdade a Biblia diz que Josue era o filho de Num,ver EXODO 31.11 e tambem Moises quando retornou ao Egito pra livrar os Hebreus ele ja tinha a idade de 80 anos portanto nao tinha mais seus pais vivos,,,mas ta valendo,,,pelo menos temos opçao de assistir algo decente.

    [Reply]

    Nilda out 3, 2015
    Responder
  • Nilda
    out 3, 2015

    DESCULPEM O TEXTO PRA CONFIRMAR O NOME DE JOSUE É EXODO 33:11 E NÃO 31:11 OBRIGADA!!!!!

    [Reply]

    Nilda out 3, 2015
    Responder
  • out 4, 2015

    Eu vejo a Novela Os Dez Mandamentos eu queria perguntar como foi o reinado depois da morte do filho e depois da morte do. Ramesesll como foi o reinado de Nerfertari a Grande esposa real?

    [Reply]

    Ana Elisa out 4, 2015
    Responder
  • out 17, 2015

    Não é mesmo por que a nerfertiti se caso com o rei Akenathon

    [Reply]

    Giselle out 17, 2015
    Responder
  • out 17, 2015

    Quem pegou Moisés no Rio Nilo Não Foi a Henutimire foi a filha de outro Faraó que Decretou a morte dos bebes e nem foi Seti que decretou e o Moisés era Amigo Do Faraó quando Ele Volto Para Liberta Os Hebreus.

    [Reply]

    Giselle out 17, 2015
    Responder
  • Mari
    out 25, 2015

    O nome Oseias foi alterado por Moisés. Números 13:8 e 16.

    [Reply]

    Mari out 25, 2015
    Responder
  • Thaís
    nov 2, 2015

    O nome do filho de Num era sim Oseias, Moises mudou seu nome para Josué (que significa, Jave Salva) antes de chegarem a terra prometida, quando o escolheu como seu secessor. E Moises não tinha 80 anos, como enfrentaria a travessia no deserto e libertaria o povo?

    [Reply]

    Thaís nov 2, 2015
    Responder
  • Maysa
    nov 4, 2015

    Nefertiti já éera outra mulher

    [Reply]

    Maysa nov 4, 2015
    Responder
  • Maysa
    nov 4, 2015

    *era

    [Reply]

    Maysa nov 4, 2015
    Responder
  • paulokersh
    nov 7, 2015

    Bem sou descendente de egípcio e esclareço q é obvio e evidente q nem tudo está na bíblia,mas há registros papiros,manuscritos,feitos pelos escribas,e historiadores da época,q comprovam a relação de ramsés ,nefertari,moisés ( e muitos confundem nefertari com nefertiti,,na verdade nefertiti foi tia de nefertari),e na praga da morte dos primogênitos,nefertari fikou arrasada com a morte do filho,por tanto ela nãoestava morta como muitos afirmam,e ela viu sim a saída dos hebreus do egito,e foi ela q incentivou ramsés a ir atrás dos hebreus para matá-los no deserto,só q deu no q deu,e todos sabem como isso acabou,obrigado

    [Reply]

    paulokersh nov 7, 2015
    Responder
  • paulokersh
    nov 7, 2015

    Caro irineu respondendo sua pergunta,como Moisés viveu no palácio como um príncipe desde criança com ramsés,ele era considerado um irmão de ramsés,por isso Moisés tinha fácil acesso ao palácio e ao faraó,espero ter te esclarecido alguma coisa.

    [Reply]

    paulokersh nov 7, 2015
    Responder
  • Claudia Maris
    dez 6, 2015

    Ramsés II foi um faraó da XIX dinastia. Assumiu o reinado após a norte de Seti I aos 40/45 anos. Ele já era casado com Nefertari e já tinha 2 filhos com ela. Ele estava com 22 anos. Foi criado como General é assim ó foi por toda a vida. Nunca perdeu uma batalha, sendo a mais famosa a de Kadeshi onde venceu os hititas, maiores inimigos dos egípicios. Em vida mandou construir dois templos monumentais jamais vistos antes. Os templos de Abu Simbel. Um para ele e o outro para Nefertari. Infelizmente a rainha faleceu um pouco antes dos monumentos ficarem prontos.
    O templo de Nefertari é até hoje admirado pela beleza sem igual.
    Ramsés teve um dos governos mais prósperos, longos. Governou por 67 anos. Na época as pessoas faleciam por volta dos 40 anos.
    Teve por volta de 120 filhos, que estão na tumba KV55.
    Ramsés faleceu aos 95 anos e seu corpo percorreu por toda a extensão do Nilo para o povo se despedir de seu grande soberano.
    Não existem fatos históricos, arqueológicos, científicos que comprovem que Ramsés foi o faraó do Exôdo. Nem a Bíblia cita o nome do faraó .
    Pode citar o nome de uma cidade que foi construída por Ramsés chamada Pi-Ramses .
    Nefertiti, nunca foi tia de Nefertari. Visto que uma nasceu há quase 600 anos antes da outra.
    Ninguém sabe a procedência de Nefertari. Possivelmente deve ter sido filha de comerciantes.
    Se Nefertari tivesse se apaixonado por Moises seria banida do Egito e não seria digna de ser rainha, ou seja, muita ficção na novela é pouco conteúdo histórico . Isso sem falar nos decotes e maquiagem das egípcias que jamais se vestiriam daquela forma, a cor roxa não existia, sombra verde, azul, faraó usando capas… Falta de informação

    [Reply]

    Claudia Maris dez 6, 2015
    Responder
  • Claudia Maris
    dez 6, 2015

    Nefertiti da XVIII dinastia tia de Nefertari da XIX dinastia??????
    Nefertari mandou Ramsés ir atrás do povo hebreu?????
    Está escrito em papiros ???
    Onde ?????

    [Reply]

    Claudia Maris dez 6, 2015
    Responder
  • Gostei muita da novela mais tbm achei fictiva em muitas parte,o proprio Deus fala que não devemos tirar e nem aumentar sua palavra pelo que vejo a palavra do Senhor não é muito respeitada pelos senhores das telemarturgias

    [Reply]

    Responder
  • Ariane
    dez 31, 2015

    Simplesmente porque é uma novela. A trama é baseada na Bíblia, mas não quer dizer que tenha que ser a história identica, assim, nem audiencia teria, é uma novela, é ficção. Melhor do que as novelas da globo, com certeza!

    [Reply]

    Ariane dez 31, 2015
    Responder
  • Yasmim Borba
    jun 13, 2016

    gente pelo amor de Deus olha Ramsés tinha como grande esposa real N F E R T A R I POR FAVOR NAO CONFUNDAM O NOME e Nefertari tinha morrido sim ela nao viu nenhuma das pragas e outra a ESTELA DO FARAÓ AHMOSE tinha escrito que no Egito ouve grande escuridão e raios e DEUS no singular manifestou o seu poder na terra do Egito então paulokersh se vc fosse mesmo descendente de egipcios vc saberia disso e outra prova nos diz que o primogenito de Ramsés foi morto por um golpe na nuca mas tmb ele pode ter encobrido a sua derrota para o DEUS dos hebreus golpeando o filho ja morto e aqui estao os documentarios que eu vi exodo decodificado e Ramsés entre o terreno e o divino todo os dois da HISTORY CHANEL OBRIGADA!

    [Reply]

    Yasmim Borba jun 13, 2016
    Responder
  • Yasmim Borba
    jun 13, 2016

    HA e outra coisa essa novela é igual as outras comuns pois há aquilo de casais e briguinhas e as partes egipcias como o casmento de Nefertari Ramsés Moisés gosta de nefertari se não fosse estas partes essa novela nao iria ganhar crédito nenhum do público aff queria ver se tirasse essas partes

    [Reply]

    Yasmim Borba jun 13, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *