A comida que transforma vidas

GASTRONOMIA

Ao cozinhar, transformamos o tomate num molho delicioso. A farinha com ovos, água e sal, em pão quentinho. Mas a mágica da cozinha tem potencial para transformar ainda mais. É o caso da Gastromotiva, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) brasileira, que empodera jovens, reúne pessoas e contribui para a redução da desigualdade social.

Desde 2004, o chef David Hertz forma jovens de comunidades carentes, imigrantes e presidiários em experts na cozinha. Hoje, já são quase 600 jovens ao ano, em diversas cidades do Brasil. Durante meses, os participantes aprendem tudo sobre o universo gastronômico em cursos de captação, de educação alimentar e nutrição, além de boas práticas e higiene na cozinha.

Nesse período de mais de uma década, o projeto já recebeu a parceria de outros chefs, como Alex Atala e Jamie Oliver, que contratam auxiliares de cozinha formados pela Gastromotiva. “Temos como essência promover a transformação social por meio da gastronomia. E ela faz isso de duas formas: com palestras e eventos e curso de capacitação para jovens talentos e apoio a microempreendedores”, explicou Ernani Vieira, co-fundador e gestor educacional do projeto, ao site Follow the Colours.

Além de ensinar técnicas para os futuros chefs, compromisso sustentável, cidadania, a importância do trabalho em equipe e noções de empreendedorismo são ensinados para formar jovens mais capacitados e sensíveis.

Fonte: http://asboasnovas.com/gente/a-comida-que-transforma-vidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *