Aprender a trabalhar em equipe quer dizer que nos tornamos seres mais tolerantes, mais amorosos e com mais um degrau alcançado de nosso processo evolutivo. Isso quer dizer que aprendemos a dominar o nosso ego em favor do bem viver com todos os que estão a nossa volta. Entendemos que ninguém faz nada sozinho, e que um depende do outro para que possamos viver em sociedade. Por menor valor que você possa dar a uma profissão ou uma tarefa determinada, se você refletir, vai perceber que aquele ser faria muita falta se não existisse e verá o quanto está interligado a você e ao seu dia-a-dia. Convidamos a todos nessa semana a refletir sobre a magia do trabalho em nosso cotidiano.
Precisamos nos sentir úteis e ter um valor na sociedade, se isso não ocorre, o risco de nos tornarmos pessoas depressivas é imenso. Toda ocupação útil é um trabalho, não precisamos necessariamente ter um emprego remunerado, mas podemos auxiliar nossa família e a sociedade de diversas maneiras. Ajudar nas tarefas domésticas, de modo a aliviar o peso de quem já trabalha na rua, batalhando pelo ganha pão da família é um ótimo exemplo de ajudar em casa assim como para a coletividade em geral os trabalhos voluntários em instituições são um bálsamo de luz para qualquer grupo, pois quem trabalha por amor contribui não só com as tarefas palpáveis da instituição, mas como para o equilíbrio das energias do ambiente que frequenta.
O trabalho foi criado para que o homem não se perdesse em seus vícios, para que pudesse desenvolver a sua inteligência e as suas capacidades morais. Com o nível de evolução terrena em que nos encontramos, se as pessoas não precisassem trabalhar, hoje em dia teríamos a oportunidade de conhecer o “inferno” na terra.
Com o passar dos anos, a sociedade se modifica e homem desenvolve desejos e necessidades para que todos tenham uma ocupação. Cada objeto, cada alimento, enfim, qualquer matéria que interagimos durante o nosso dia, possui uma história, uma vida, que passou por muitas pessoas antes de chegar até nós. O computador, celular ou até os óculos, que nesse momento lhe proporcionam essa leitura, a roupa que você está vestido, o local onde você está, tudo tem uma história que o interliga com muitas outras pessoas. Você provavelmente tem dentro de sua casa ou no ambiente em que trabalha, objetos que foram fabricados em outros países, advindos de outra cultura, que passaram pelas mãos de pessoas que você nem conhece e que nem ao menos falam a sua língua.
Olhe ao seu redor e reflita sobre a história de pelo menos dois objetos que você possui e necessita no seu dia-a-dia. Faça essa viagem e depois pergunte a si mesmo… Se o carteiro não viesse entregar as minhas cartas, o que aconteceria? E se os lixeiros não existissem? E se os padeiros não quisessem mais fazer o pão? E se os supermercados fechassem? E se as empresas fechassem? E se a tecnologia não existisse? … Viva nesse instante um momento de gratidão a todos essas pessoas que passaram e passam diariamente pelo processo de desenvolvimento de tudo que você possui para auxiliar no seu dia, porque você precisa deles, assim como eles precisam de você!
Deus tem um plano para cada um de nós, há tantas coisas que não sabemos e não entendemos. Por isso, temos que trabalhar a humildade para reconhecermos que somos muito ignorantes perante a grande obra do Criador, mas sem perder a consciência de que todos somos importantes para que tudo aconteça.
Pai de infinita bondade nos permita auxiliar no seu plano divino e cumprir a sua vontade de nos tornarmos seres de luz, para que um dia possamos nos unir em um só coração, onde nosso único trabalho seja o de amar ao Senhor sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos! Obrigada por mais esse oportunidade!!!
Paz e luz a todos!