Meditação pode ajudar crianças a se concentrarem melhor

Segundo estudo da Universidade de Cambridge, ensinar meditação às crianças pode ajudá-las a se concentrar melhor.

Os benefícios da meditação têm se tornado objeto de novas pesquisas que revelaram o seu poder de curar, reduzir vícios e até mesmo de tornar uma pessoa mais empática. Agora, um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, aponta que apresentar às crianças alguns ensinamentos dessa prática pode ajudá-las a se concentrar melhor.

Uma pesquisa apresentada no dia 6 de setembro de 2013 na Conferência Anual de Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento da Sociedade Britânica de Psicologia em Reading, na Inglaterra, descobriu que um curso de formação de curta duração pode ajudar as crianças a evitar as distrações e a se concentrar mais.

Os pesquisadores recrutaram 30 crianças (meninos e meninas com idades de 10 e 11 anos) para participar de um curso de concentração como parte de seu currículo escolar.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos do curso através de questionários e dos níveis de atenção das crianças, medidos por meio de um jogo de computador projetado especificamente para esta finalidade. Eles monitoraram mudanças na atenção ao longo de um intervalo de nove meses.

“A capacidade de prestar atenção na aula é fundamental para o sucesso na escola”, diz o pesquisador Dominic Crehan. “A concentração parece ter um efeito só depois de um curso de meditação de curta duração, que as crianças gostaram”.

Os pesquisadores acreditam que ainda são necessárias mais pesquisas, mas os resultados mostram que a prática pode ser importante para ajudar crianças com dificuldades de atenção, como o déficit de atenção e hiperatividade, diz Crehan.

Reflexão

A cada dia ouvimos relatos de técnicas holísticas que causaram o equilíbrio e até mesmo a cura de distúrbios emocionais, neurais e de doenças. Este fenômeno vem a algum tempo despertando a curiosidade de muitos cientistas em relação à eficácia destas ferramentas de auto cura e auto equilibro. Chegará um momento em que a ciência não só mais comprovará os benefícios destas técnicas como também se unirá a elas.

Fonte: Meditação Brasil

Deixe um comentário