Roger Responde 238 – É possível um animal reencarnar no futuro como humano?

238 – Pergunta (25/08/2014):  Na pagina 309 do livro Universalismo Crístico Avançado existe um parágrafo onde esta relatado que um animal poderá no futuro reencanar como humano. Isto não contraria os ensinamentos do Evangelho Segundo espiritismo que deixa claro isto ser impossível?

Roger: Sinceramente não lembro que no Evangelho Segundo o Espiritismo exista esta afirmação contraditória a todo o trabalho de “cunho darwinista” de Allan Kardec. Sinceramente creio que Kardec jamais fez tal afirmação. Ele apenas enfatizou, de forma sábia e verdadeira, que o espírito jamais “involui”! Ou seja, jamais regride da condição de homem para reencarnar como um animal, assim como crê o Hinduísmo e outras religiões orientais que afirmam podermos voltar reencarnados como um boi ou uma formiga.

Os profundos livros ditados pelo espírito Ramatís, ao médium Hercílio Maes, demonstram com clareza este cenário evolutivo da alma. E vemos também esta afirmação através do respeitável pensador espírita Leon Denis, quando afirma: “o espírito segue de forma ascendente por estágios e experiências, acumulando informação, estruturando-se psiquicamente, passando pelo estado de mineral, seguindo pela experiência psíquica no vegetal, organizando-se no animal e evoluindo pelo reino hominal, nos desperta quanto à ocorrência do processo da evolução psíquica.”

Temos também a afirmação de Allan Kardec no Livro dos Espíritos na pergunta 607:  “LE 607 – Foi dito que a alma do homem, em sua origem… Sua inteligência apenas desabrocha e ela ensaia para a vida… Onde o Espírito cumpre essa primeira fase? R- Em uma série de existências anteriores ao período que chamais humanidade. LE607a – Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação? R- Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida… É de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito…

Recomendo, também, a leitura no Wikipédia da  “Lei da evolução” http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_evolu%C3%A7%C3%A3o  Nela afirma: A Doutrina Espírita chama de “Espírito” ao “princípio inteligente” após alcançar o reino hominal, isto é, após atingir a consciência moral. Esta é a individualização da alma ao reencarnar no mundo hominal. As ciências que estudam o comportamento animal, tanto a Etologia, quanto a Psicologia Comparativa surgiram no século XX, após, portanto, Kardec ter escrito a Codificação. Assim sendo, para se ter uma melhor compreensão de como o princípio inteligente evolui através dos reinos da natureza, é recomendável um estudo das obras que constam de uma bibliografia não exaustiva sobre o assunto que consta ao final deste artigo. É importante observar, para compreensão dessas obras, que, para o Espiritismo, a humanidade está em um reino à parte dos demais animais, reino este que é chamado de hominal, como visto mais acima, uma vez que somente o ser humano possui a consciência moral.

Hermes também fala sobre a evolução das “almas grupos” nos reinos inferiores até a individualização de cada consciência para seu definitivo ingresso no reino hominal. Isto em nosso livro “A Nova Era – Orientações Espirituais para o Terceiro Milênio”. Outra frase amplamente divulgada, que apresenta uma visão coerente e elegante sobre o tema, nos diz: “O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”.

6 Responses
  • ago 25, 2014

    Já que somente o ser humano possui a consciência moral, caso um Espírito humano regrida para um animal selvagem, como o Espírito retornaria ao reino hominal (a forma humana)?
    Qual a lógica de um Espírito reencarnar como algum animal irracional, e incapaz de fazer algo que venha melhorar a sua evolução espiritual?
    Embora no Espiritismo anterior ao Allan Kardec se acreditasse que um espírito “involui”, e regride da condição de homem para reencarnar como um animal…
    Como a crença no involuir contraria o Darwinismo, se o Espiritismo atual apoiar a versão de que podermos voltar reencarnados como animais, o Espiritismo deixaria de ser uma religião cientifica.

    [Reply]

    Diego Cardoso Reply:

    É exatamente por isso que o espiritismo NÃO coloca o homem podendo voltar como animal. A pergunta é o contrario, se o animal pode vir-a-ser homem, o que é positivo.

    Seu comentário não fez sentido, pois não tem relação com a resposta do autor.

    [Reply]

    Lisandro Hubris ago 25, 2014
    Responder
  • Diogo Scalon
    ago 25, 2014

    Ótimo Roger, partilho desse mesmo pensamento!! Boa semana a todos!!

    [Reply]

    Henrique Martins Reply:

    Olá a todos !

    A luz é a consciência que expande dentro da dualidade de luz e escuridão. No que existe e no que é possível existir. Um elétron para um próton, e ai começa a primeira dimensão. Toda a tabela periódica são seres desta dimensão com as primeiras experiências dentro do ponto e suas 7 orbitas J.K.L.M.N.O.P. Os setes chacras do átomo.
    Átomos se relacionando entre si formam outro SER , molécula. Este ser esta presente em tudo , e percebe os sólidos platônicos em suas ligações , a SEGUNDA DIMENSAO.
    A partir dai entramos na terceira dimensão onde as experiências iniciam no reino vegetal , continua o aprendizado a se relacionar com a LUZ e inicia a vivencia animal para aprender TODOS os instintos que formarão a consciência dos humanoides.
    De raças humanoides instintivos passam para racionais e posteriormente emotivos , de raça em raça em busca do aprimoramento com a relação da LUZ do AMOR.
    Em um caminho evolutivo de varias dimensões , na EXPANSAO DA CONSIENCIA/LUZ , formamos seres sutis que juntos formam planetas, estrelas , sistemas e galáxias até chegarmos a se transformar no SER UNIVERSO Bebe , temporal , expandindo e expandindo , gerando outros universos internos, permitindo a vida temporal e se transformando na própria possibilidade de TUDO que é. O BIG BANG DO ATOMO EM CAMERA LENTA .
    SEGUE link demonstrativo da energia biomagnética evolutiva presente em todos os seres, chegando a expansão do universo desde o átomo e a deflação do ultimo SER UNIVERSO até retornar ao átomo. EXPANSAO E DEFLAÇÂO.

    https://www.youtube.com/watch?v=ONZX9GeeygY

    Um beijo a todos !!!

    [Reply]

    Diogo Scalon ago 25, 2014
    Responder
  • abr 18, 2016

    Gostaria de saber, já que o espírito não regride e os animais não evolucionam a humanos, como é que vemos tantos salvamentos feitos por cachorros que, muitas vezes nem teve nenhum tipo de interação com o ser humano, do qual ele resgata, salva?

    [Reply]

    Elvira Costa abr 18, 2016
    Responder
  • thauana
    jun 17, 2016

    Na minha opinião animais podem vim como reencarnação de um ser humano sim,
    porque eles são espirito puro que podem ser algum familiar que tivemos que nao demos atençao e agora damos amor e carinho para recompensar o que não dermos ja que as vezes temos ligações muito forte com esses seres que vivem pouco mas nos amam com todo coração

    [Reply]

    thauana jun 17, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *