Roger Responde 220 – Tatuagens e as suas consequências no corpo espiritual (períspirito).

220 – Pergunta (21/04/2014): Olá, Roger! Esta semana recebi uma condenação agressiva na casa espírita que frequento por causa de uma tatuagem que fiz nas costas. É apenas uma rosa muito bonita, mas fui severamente repreendida. Me disseram que as tatuagens maculam o períspirito e geram energias negativas, atraindo entidades do mal. É verdade isto? Estou muito triste pela forma como me condenaram. Agora estou arrependida por ter feito… Grata pela atenção!

Roger: O ensinamento de Hermes que mais me fascina é o quinto princípio da Tábua de Esmeraldas, que diz: “O princípio do Ritmo: tudo flui, fora e dentro. Tudo tem suas subidas e descidas, assim é a vida.  O ritmo compensa e mantém o equilíbrio. O sábio deve saber comandar os ciclos vitais seguindo o seu fluxo, nunca violentando-os!  Ele sabe que tudo possui sua época e que a balança oscila de acordo com o peso específico de cada ação.  O sábio deve ser puro equilíbrio!”

Talvez eu admire este ensinamento porque ele resume o que seria essencial para uma vida equilibrada e harmoniosa. Porém, infelizmente, de um lado vemos os ateus e alienados distanciados de uma verdadeira consciência da vida. De outro vemos fanáticos religiosos se comportando como juízes sobre verdades que desconhecem profundamente… Se todos nós tivéssemos equilíbrio e bom senso, se fossemos sábios, muitos dos traumas e conflitos seriam sanados. Infelizmente, não é o que acontece.

O perispírito, ou corpo espiritual, é um corpo de natureza ideoplástica. Ele reproduz instantaneamente o estado de espírito de cada um de nós, refletindo a nossa luz e/ou treva. Poderíamos dizer que é um verdadeiro “espelho da alma”. Sendo assim, não são as tatuagens que marcam o corpo espiritual, mas sim os nossos pensamentos e ações. Obviamente que a tatuagem é uma materialização profunda, em nossa própria carne, de um pensamento ou sentimento, tornando aquela mensagem ainda mais forte em nosso inconsciente. Se a tatuagem for da luz, trará luz. Se for negativa, trará trevas. Simples assim!

A leitora se refere à tatuagem de uma bela rosa, que simboliza o amor. Então, eu pergunto: como uma tatuagem de algo tão nobre e belo pode se tornar uma “mancha perispiritual do mal”? Não são as tatuagens que são boas ou más, mas sim aquilo que vai em nossa mente e coração, e que terminamos materializando na forma de tatuagens. Pessoas do bem e espiritualizadas tatuam mandalas, flores, beija-flores, símbolos espirituais etc. Pessoas voltadas para energias do mal tatuam caveiras, suásticas, armas e elementos violentos. Estas tatuagens vão apenas reforçar os pensamentos e sentimentos de cada ser. Nada mais que isto! Já vi pessoas que desencarnaram sem tatuagem alguma e surgiram no plano espiritual com forma perispiritual animalizada, devido as suas nefastas práticas diárias. E já vi pessoas tatuadas que voltaram para a Pátria Maior sem resquícios das antigas tatuagens. A tatuagem não necessariamente ficará gravada no plano espiritual, depende muito do universo mental de cada um. A mente é tudo. O universo é mental. Assim como afirma Hermes no primeiro princípio da Tábua de Esmeraldas.

No entanto, recomendo a não fazerem tatuagens. A mensagem da tatuagem de hoje, pode ser bem diferente no futuro, causando desconforto para esta pessoa. O que acreditamos hoje, pode não ser o que acreditaremos amanhã. Somos seres em constante evolução, e isso faz com que vejamos o mundo de forma diferente a cada ano, a cada mês, a cada dia. E, por favor, não tatuem nomes de namorados. Depois o amor termina e o ódio domina; então esta tatuagem vai se tornar fonte de violentos sentimentos negativos. Esta tatuagem sim pode tornar-se algo ruim e gravar fundo no corpo espiritual causando sérios prejuízos ao seu portador. Algumas pessoas apagam o nome do namorado com laser, mas o ódio já está plantado na alma, e ele não sai assim de forma tão fácil.

10 Responses
  • Marilia
    abr 21, 2014

    … Somos seres em constante evolução, e isso faz com que vejamos o mundo de forma diferente a cada ano, a cada mês, a cada dia. … “”” E A CADA LIVRO “”” …

    [Reply]

    Marilia abr 21, 2014
    Responder
  • Beatriz Bueno
    abr 21, 2014

    Resposta”em cima da pinta”, como diria minha mae!!!

    [Reply]

    Beatriz Bueno abr 21, 2014
    Responder
  • lizandre
    abr 21, 2014

    Parabéns Roger, lindos ensinamentos com muita inteligência e clareza!!!! Abraços fraternos.

    [Reply]

    lizandre abr 21, 2014
    Responder
  • Elzira Dias
    abr 21, 2014

    Adorei saber mais sobre este assunto. Não pensava assim. Já vi muita gente se arrepender de ter feito tatuagens. Realmente elas podem se arrepender mais tarde. Porque estamos em constante evolução. Podemos mudar de ideia.

    [Reply]

    Elzira Dias abr 21, 2014
    Responder
  • NOEMIA DA SILVA GEREMIA
    abr 21, 2014

    AMEI A RESPOSTA. SANEI MINHA DUVIDA SOBRE O ASSUNTO. OBRIGADA.

    [Reply]

    NOEMIA DA SILVA GEREMIA abr 21, 2014
    Responder
  • RICARDO IRAN
    abr 22, 2014

    A que ponto chegamos !

    Por isso os evangélicos estão a cada dia dominando mais e mais a mente do povo brasileiro, com as sua lavagens cerebrais,…com o fundamento político/dominador por detrás de seus cultos !

    Espíritas hipócritas que repreendem com total preconceito e ignorância,… até tatuagens
    é um belo prato para eles, diante de seus carentes fíéis !!!

    Mais vale um ateu íntegro do que um falso comedor de hóstia diante do altar !!!

    E Jesus falou ao entrar no templo : Todo voces oram o dia todo mais depois cospem marimbondos diante de seus irmãos !!!!

    [Reply]

    RICARDO IRAN abr 22, 2014
    Responder
  • juan
    abr 22, 2014

    a imagem de uma tatuagem me passa muita coisa negativa, hoje mesmo estava pensando no assunto (coincidência eu ter achado hoje essa pergunta), mas acho que tatuagens que são feitas para o amor e não por ego e ódio, não devem fazer mal.

    imagino eu que no futuro haja tecnologia que permita que a tatuagem seja mais removida facilmente ou posta facilmente.

    [Reply]

    juan abr 22, 2014
    Responder
  • Scheilla Lima Mendonça
    abr 23, 2014

    Excelente abordagem!!! Penso da mesma forma. O que vai imprimir uma consequência ruim é a intenção mental em relação à ação.
    Então é mesmo simples. Se a intenção com a tatuagem for de amor, então a consequência será de amor.
    Mas, confesso que prefiro não fazer tatuagem alguma.
    Fico preocupada com as tatuagens que as pessoas fazem com o nome de outras. Seja qual for a ligação, fica realmente gravado no perispírito uma ligação que, não sabemos se será benéfica no futuro.
    Mas, como aprendi e acredito que somos co-criadores com o Cristo. Seja o que fizermos, poderemos e teremos poder de resolver no momento certo.

    [Reply]

    Scheilla Lima Mendonça abr 23, 2014
    Responder
  • Lena
    abr 24, 2014

    Acredito que depende o significado da tatuagem como foi dito a cima. Tatuei a assinatuta do meu pai na costela do lado esquerdo. Para mim significa que o amor dele ta gravado em mim e que o meu por ele é infinito. Ele se foi e é uma homenagem , as vezes estou triste e olho para a tatuagem e fico feliz. Pq tive um pai maravilhoso que me amou muito e me ensinou muito. É uma motivação para continuar e querer sempre ser uma pessoa melhor.

    [Reply]

    Lena abr 24, 2014
    Responder
  • Eduardo fonseca
    jun 18, 2016

    Bom dia a todos! Fui educado no espiritismo kardecista desde pequeno, mas me voltei aos ensinamentos de Buda aos 12 anos e sou adepto desde então. Fiz essa consulta e vim parar aqui. O que li aqui confirmou minhas experiências de sonhos lúcidos e concepções que desperto em meditações. Tenho algumas tatuagens e nesses sonhos eu não as vejo gravadas em meu corpo, inclusive em muitos desses sonhos eu sou um homem com muito mais idade, cabelos compridos, barba cheia, grisalhos, e pele parda. Acabei de ler agora aqui também sobre a forma que adotamos após o desencarne e a resposta mais uma vez confirmou tudo! Impressionante. Voltando as tatuagens, sou desenhista e comecei a tatuar. Estudo muito anatomia humana, flora e fauna e realmente gosto muito das caveiras, mas o significado delas para mim não é ódio ou sentimentos mórbidos, mas sim a beleza da transitoriedade da vida, a chance de ter sido alguém melhor e o que fora deixado para trás. Buda dormiu algumas noites entre cadáveres deixados numa gruta para sentir de perto o luto da transitoriedade e as caveiras tem essa beleza para mim, o desapego e a indiferença diante da finitude material. O significado dos símbolos e arquétipos variam muito de povo para povo, época para época e indivíduo para indivíduo, nesse sentido, flores com sentido fúnebre podem ser muito mais agressivas que crânios belamente anatômicos que expressam transcendência. Mas tenho uma questão. Há muitos anos atrás dei uma olhada num livro espírita da minha mãe e estava dito que as tatuagens queimam como cao virgem no perispirito ate serem consumidas e desaparecerem e que também geravam mau cheiro e fumaça que incomodava muito os portadores das tatuagens. Não me lembro quem escreveu esse livro, mas era alguém que suportamente tinha feito viagens astrais ou algo do tipo para visitar diferentes colônias e espaços espirituais. O que isso significa? Um forte abraço a todos!

    [Reply]

    Eduardo fonseca jun 18, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *