Roger Responde 206 – Judas era um traidor? Jesus o persuadiu a cometer traição?

206 – Pergunta (25/11/2013): Oi Roger, frequentemente se fala em “discípulo traidor” quando se toca no nome Judas Iscariotes. Sempre relutei em admitir as teorias dele trocar a vida do Rabi por 30 moedas de ouro meramente movido por ganância pessoal, pois acho simplesmente que ele foi infantilmente iludido pelo sinédrio. Na verdade imagino que a “troca” pelas moedas se deu pela vontade de Judas em ver o Rabi materialmente como Rei da Judéia derrotando o jugo romano… Em outras palavras, Judas, como encarregado pela bolsa que continha as moedas dos apóstolos, não compreendeu que o Reino era Mental, e não deste mundo… Também gostaria que você mencionasse a passagem em que Jesus, na última ceia, confirma a um discípulo que seria alvo de traição, para cumprimento das profecias. Gostaria de saber a sua opinião a respeito destes fatos repletos de discriminação e mal entendimentos. Um abraço e aguardo seu próximo livro!!!

Roger: Como já revelamos em outras oportunidades, escreveremos no futuro uma série de livros sobre a importante missão de Jesus trazendo a mensagem do Cristo ao mundo ocidental. Certamente nesse trabalho serão desmistificados vários momentos da vida do grande mestre que foram distorcidos por tentativas, muitas vezes infantis, de divinizar Jesus através de feitos sobrenaturais, como nascer de uma virgem, andar sobre as águas, subir aos céus, criar situações que comprovavam profecias do Velho Testamento etc.

No caso de Judas Iscariotes, percebe-se facilmente que Jesus jamais o identificaria como um traidor na santa ceia. Isso seria um pré-julgamento que viria a torná-lo uma personalidade odiosa pelos séculos futuros, como realmente ocorreu. Jesus não faria isso com um irmão que lhe seguia os passos e tanto lhe amava, mesmo que ele realmente viesse a lhe trair. Este gesto seria uma negação do amor e perdão que ele ensinou-nos com tanta maestria. Jesus sabia das intenções revolucionárias de Judas, mas não interpretou o seu gesto como traição, mas sim como uma ingênua e passageira ilusão com relação aos poderes materiais.

Judas sonhava com a vitória no reino dos homens, Jesus difundia a mensagem do reino dos Céus. Judas sabia dessa diferenciação. Todavia, os prodígios que Jesus realizava poderiam libertar Israel do jugo romano. Era algo muito tentador. E aos olhos de um zelote nacionalista como ele, parecia justo e certo colocar Jesus em uma situação em que seria obrigado a impor os seus poderes sobre Roma. Por que Jesus não poderia ser líder espiritual e político, já que o reino de Deus descia sobre a Terra através das mãos de Jesus? Basta ler toda a história de Israel, desde Abraão, Isaac e Jacó para perceber que este era o grande sonho do povo hebreu desde sempre. As ambições de Judas se baseavam nas próprias profecias do Velho Testamento que difundiam a ideia de um messias guerreiro que libertaria Israel.

Infelizmente, as gerações futuras, através da Igreja, condenaram Judas de forma cruel e desumana. Esta é uma energia negativa de reprovação e ódio que pesa nos ombros deste irmão até hoje. Fala-se tanto em perdão no meio religioso, mas Judas foi julgado e condenado até os dias de hoje pela humanidade, sem perdão e benevolência. E o pior: de forma injusta. Criaram uma imagem suja e negativa de sua personalidade. Ele não traiu Jesus. Apenas desejava a glória de seu mestre perante Roma. Jamais se preocupou com as míseras moedas que lhe foram pagas (pois nunca as pediu). Judas era o discípulo mais rico de Jesus. Não precisava vender o mestre por dinheiro. Ele fez o que fez por idealismo e amor ao mestre. Tanto que depois de perceber que Jesus não revidaria ao ataque de seus algozes, cambaleou desesperado até uma árvore e nela se enforcou, decepcionado consigo mesmo e com a sua atitude equivocada.

Tudo na vida tem um propósito. Mas Judas não agiu assim sob as ordens de Jesus. O mestre jamais traria tal peso às costas de um de seus irmãos. Judas Iscariotes errou tanto como os demais discípulos, que também não eram perfeitos. O título de santo não cabe a nenhum deles. Todos eram homens normais, de bem, buscando crescer e evoluir. Mas estavam longe do absoluto e perfeito caráter de Jesus.

No início da era Cristã existiam dezenas de correntes do Cristianismo que resultaram em dezenas de Evangelhos. Cada grupo tinha uma visão e um entendimento diferenciado sobre qual foi a mensagem do Cristo trazida por intermédio de Jesus. Desta forma, o homem excepcional que foi Jesus terminou sendo comparado de forma absurda ao próprio Deus Criador, perdendo a magia pura e simples de sua missão, assim como também ocorreu com Moisés.

13 Responses
  • Luciano
    nov 25, 2013

    Parabéns e obrigado pela resposta Roger, sempre nos fazendo refletir sobre as questões espirituais através de uma visão mais ampla. Paz e luz a todos!

    Luciano nov 25, 2013
    Responder
  • Renata
    nov 25, 2013

    Concordo.

    Renata nov 25, 2013
    Responder
  • RICARDO IRAN
    nov 25, 2013

    Não entendi essa explicação do Roger. Se eu desejar um o cargo de um amigo do meu
    trabalho, o estou traindo !!!

    Ë claro que Judas deve ser perdoado, pois ninguem deve ser condenado eternamente.

    Mas o seu ato deve ser LEMBRADO realmente, através dos tempos ,assim como o nazismo.
    Até Hitler e seus verdugos serão perdoados,mas o ato em si deve ser lembrado
    e condenado na história da humanidade, para que não o repetimos !!!

    Ë preciso, elucidarmos muito bem a diferença do ato, do personagem !

    RICARDO IRAN nov 25, 2013
    Responder
    • Leandro
      nov 26, 2013

      Mais claro um pouquinho para os que não entenderam.

      Judas disse: ali está Jesus.
      Judas pensou: Vão pegar Jesus e Jesus vai mostrar o fogo de Deus para se defender dos romanos.

      Jesus já pensava: Tenho que ser crucificado antes da Páscoa para que a mensagem se torne eterna neste planeta.

      Leandro nov 26, 2013
    • nov 27, 2013

      Simples. Judas não traiu Jesus. Ele pensou estar ajudando o projeto de Jesus, colocando-o frente a frente com os seus algozes para assim dominá-los através de seu poder. Judas queria vencer com Jesus, e não trai-lo. Traição seria se ele tivesse feito algo com a intenção deliberada de prejudicar Jesus. E esta não foi a sua intenção.
      O exemplo de Hitler é diferente. Ele fez ações que visavam exterminar raças que considerava inferior, matando estas pessoas.

      Roger Bottini Paranhos nov 27, 2013
  • Sídney Brasil
    nov 25, 2013

    Concordo com o Roger. Dizem que até hoje o Judas, um espírito sensível e já muito evoluído, sofre com as más vibrações que lhe chegam da Terra por ocasião da chamada semana santa. Paz a todos !

    Sídney Brasil nov 25, 2013
    Responder
    • RICARDO IRAN
      nov 26, 2013

      Desde quando um ESPÏRITO EVOLUÏDO, é atingido com nossas más vibrações ??????

      PRIMEIRO que ele TERIA A SUFICIENTE EVOLUÇÃO E ESCLARECIMENTO de saber
      PERDOAR a NOSSA IGNORÂNCIA.

      Possui o Entedimento em saber o porque mal sabemos da REAL História, passada com ele ha séculos !!!!

      Portanto é necessário nos ESPIRÏTAS , nos LIVRARMOS DESSES ANIMISMOS,
      que VEM SENDO CONSTANTES EM NOSSAS OPNIÕES !!!!

      NENHUM ESPÏRITO EVOLUÏDO, é ATINGIDO POR NOSSAS IGNORÂNCIAS !!!!!

      VAMOS PARAR COM ISSO !….

      SEJAMOS MAIS CONSCIENTES DA VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE E A SUA
      REAL FUNÇÃO AO NOSSO PLANO VIBRATÖRIO !!!!

      RICARDO IRAN nov 26, 2013
  • vivian
    nov 25, 2013

    Oi Roger! Amo todos os seus livros e não vejo a hora de ler esse livro sobre a linda história de Jesus e seus apóstolos.
    Adorei sua resposta. Como sempre nos levando a profundas reflexões.
    Obrigada!
    Um grande beijo
    Que Deus continue te inspirado nesse trabalho incrível de amor e esclarecimento ao qual dedicas tua vida!

    vivian nov 25, 2013
    Responder
  • vivian
    nov 25, 2013

    Oi Roger amo todos os seus livros e não vejo a hora de ler esse, sobre a história de Jesus e seus apóstolos, que futuramente será lançado.
    Adorei sua resposta! Como sempre nos levando a profundas reflexões!
    Um grande beijo. Que o Cristo continue te inspirando nesse trabalho de amor e esclarecimento ao qual dedicas sua vida!

    vivian nov 25, 2013
    Responder
  • Julio Cesar
    nov 25, 2013

    Legal este espaço no de pergunta e comentário.
    Quanto a pergunta e a resposta, muito boas para reflexão, vlw.
    Quanto as moedas não terem sido pedidas por Judas, isso bate com o que consta dos livros da série Cavalo de Troia, que já foram debatidos no grupo de email.

    Um abraço

    Julio Cesar

    Julio Cesar nov 25, 2013
    Responder
  • Guilherme de Abreu Correia
    nov 26, 2013

    Façam o favor de considerar este em vez do anterior texto por mim escrito, por este dizer algo mais.

    Prezados Irmãos e Irmãs:
    Concordo com tudo e corroboro plenamente e diria já adiantando muito mais. …
    Sou um espírito em evolução como todos nós, livre, racional e universalista, sempre em busca de Sabedoria mais ampla para o meu incessante progresso evolutivo espiritual e em todas as áreas de actividade da vida humana, até ao infinito. … Não sou “dono de verdade” alguma, pois que o Universo é dual e quando muito apenas tenho direito à meia-verdade, ou seja, à liberdade relativa!… Nos Evangelhos adoptados pelas religiões dogmáticas, Igreja Católica Apostólica Romana e derivadas, ou seja, pela Igreja Católica criada pelo Império de Roma a fim de perpetuar-se no Poder Político aliado à religião Católica, há tantas distorções, inverdades, sofismas e afirmações de incrível aberração e estupidez, inventadas e ardilosamente colocadas como afirmações feitas por Jesus, que fazem arrepiar os cabelos e que só grandes magos-negros o fariam para dominar as massas como um Carma desta humanidade. … Todas essas falsas colocações, equívocas e irracionais, são um autêntico atentado à Razão, à Sensatez e à Inteligência do Homem !!! … Claro que Judas Iscariotes não atraiçoou Jesus, pois que o Amado Mestre Jesus tinha os seus apóstolos em todas as áreas de actividade humana em todos os extractos sociais para a cobertura ampla da sua mensagem crística e universal, e Judas e Maria de Magdala foram dois dos que mais deram origem a equivocadas e terríveis interpretações. … Quanto a mim, o caso de Judas foi bem natural pois que ele gostava da Política. … A Maria de Magdala, também, claro que era uma menina da nobreza da época e como tal tinha a sua missão nesse extracto social. … Quanto ao Judas, não é por acaso que, mais tarde ele renasce na França como a Joana D’Arc, hoje a padroeira da França…
    Também, quanto a Pedro, pois que, Jesus, logicamente, pela sua exposição da compilação (codificação) das leis cósmicas científicas e imutáveis de conduta humana em liberdade e universalidade para a evolução do Homem ao Reino de Deus, do Espírito Criador, jamais mandaria Pedro erigir Igreja alguma, como irracionalmente afirmam todos esses religiosos dogmáticos. … Etc. …
    Ao pormenor, penso que, pelo menos dois livros seriam necessários para relatar, explicar e esclarecer muita coisa sobre o que Jesus disse à humanidade, bem como aos seus apóstolos e os que estes disseram. …
    Muita Paz e Amor fraterno Universal !!!
    Guilherme de Abreu Correia
    Funchal, Ilha da Madeira – Portugal

    Guilherme de Abreu Correia nov 26, 2013
    Responder
  • RICARDO IRAN
    nov 28, 2013

    É isso que ACABA com o ESPIRITISMO !

    Nunca vi tanto ANIMISMO ou DESINFORMAÇÃO !

    Judas reencarna como Jona D’arc ? NUNCA VI TANTO ABSURDO COMO ESTE !

    Hitler não foi COMPARADO com Judas !….e SIM que devemos LEMBRAR O ATO de
    ambos, somente isso !!!

    ESTA MAIS DO QUE NA HORA DE NÓS ESPIRITAS, PARARMOS COM TANTA
    INFORMAÇÕES ABSURDAS COMO ESTA ( JUDAS/JOANA D’ARC)

    Tem gente que da uma topada na rua, cai….e acha que é CARMA !!!

    TORNAMO-NOS ESPIRITOS ESCLARECIDOS OU VOLTAREMOS PRA IDADE MÉDIA !!!

    RICARDO IRAN nov 28, 2013
    Responder
  • Elenice
    dez 4, 2013

    As respostas do Roger enchem de luz a escuridão que sempre reinou absoluta sobre esse assunto. Grata!

    Elenice dez 4, 2013
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *