Roger Responde 188 – O livro “Cartas de Cristo” é autêntico? Jesus foi um rebelde ou um mestre incapaz de errar?

188 – Pergunta (22/07/2013): Roger, quando você esteve em Caxias lhe fiz a pergunta. Nós estamos estudando as Cartas de Cristo buscadas na internet. Diante de dúvidas sobre sua autenticidade, gostaria de receber sua palavra. Se for autêntica, porque não está inserida dentro do U.C? Se não for, qual sua origem e como devemos proceder?

Minha duvida é sobre quem realmente foi a pessoa de Jesus, descrita como um Mestre Ascencionado incapaz de errar como descrito no livro o Sublime Peregrino de Ramatis ,ou como o descrito no livro Cartas de Cristo como uma pessoa comum, um rebelde, até a iluminação no deserto e ainda assim sujeito a deslizes como amaldiçoar uma figueira sem frutos fora de época?

Roger: Para estas perguntas é bem difícil dar uma resposta precisa. Conforme já afirmamos em outras respostas, a captação mediúnica depende muito das crenças do médium, tanto espirituais como morais e da própria vida como um todo. A médium que captou esses textos que foram chamados de “Cartas de Cristo” foi freira por vários anos e escreveu estas cartas com oitenta anos de idade. Certamente alguns detalhes são interpretações e crenças pessoais dela, de acordo com a sua vivência religiosa e também época em que viveu.

Entretanto, o interessante é o conteúdo, a essência geral do texto, que mostra uma afinidade muito grande com a visão do Universalismo Crístico e principalmente com as ideias centrais do diálogo com Jesus que é narrado no último capítulo de nosso livro “Universalismo Crístico Avançado”. Nessa essência podemos ver que a médium realmente captou a mensagem crística, mas claro que, em alguns pontos, não conseguiu converter com precisão a linguagem espiritual de Jesus para a linguagem humana limitada em que vivemos. Não é fácil interpretar e captar a mente de um espírito do quilate de Jesus.

Creio ser este livro muito positivo. Mas como em todos os livros que lemos, jamais devemos nos “prender a letra que mata, mas sim ao espírito que vivifica”. Ou seja, ler a essência, absorvê-la, e não nos prendermos a detalhes que julgarmos duvidosos, se assim o constatarmos. Nenhum livro (muito menos a Biblia) deve ser lido ao “pé da letra”. Este é um erro infantil. Não devemos abraçar “literalmente” as crenças de quem quer seja. Nem mesmo as crenças atribuídas a Jesus. Mesmo porque nenhum livro até hoje descreveu de forma verdadeira e perfeita os seus mais profundos ensinamentos. Eis o motivo de ser este um projeto que estamos adiando por vários anos. Hermes quer que as minhas crenças pessoais influam o mínimo possível neste precioso conjunto de livros que escreveremos sobre o Grande Mestre.

Jesus teve uma infância, adolescência e juventude normais. Não era um ser perfeito sem erro algum e também não era um rebelde sem causa, como retratado no livro “Cartas de Cristo”. Ele possuía uma índole e sabedoria notáveis, mas não tinha consciência plena de tudo e todos, como se tivesse “superpoderes”. Somente quando a “pomba do espírito santo” desceu sobre a sua cabeça, durante o seu batismo, é que ele estabeleceu uma conexão mediúnica absoluta com o “Cristo Planetário da Terra” levando-o a tornar-se a personalidade mais marcante da história do mundo ocidental.

E sobre o livro “Cartas de Cristo” estar inserido dentro do UC. Não é a nossa função ficar divulgando quais livros ou leituras cada um deve fazer. Isto é algo que cabe a cada um analisar. Nós temos a função de libertar consciências, e não a de ficar defendendo e divulgando esta ou aquela leitura. Cada um vai saber o que deve ler a partir do amadurecimento que obtenha após ler as obras que publicamos. Existe uma seção no site que se chama “Sintonia UC”. Mas ali são mencionados autores que a equipe do UC identifica como uma mensagem ligada ao Universalismo Crístico ou que cita diretamente o UC. Apenas isso.

 

6 Responses
  • Maurício
    maio 9, 2015

    Olá,

    o foco das cartas de cristo está na liberdade em se conectar a Deus. Os detalhes se Jesus teve dores de cabeças, foi multado com seu jegue ao avançar no vermelho ou se Maria era casada com José são irrelevantes.
    O problema do religioso é que ELE e seu EGO estão sempre lendo e decorando muito.

    SABEDORIA E CONHECIMENTO SÃO COMO RETAS PARALELAS. SABE QUANDO ELAS IRÃO SE ENCONTRAR??????????

    [Reply]

    Maurício maio 9, 2015
    Responder
  • fev 2, 2016

    quanto ao fato de o canal ter sido freira, pode não chegar a influenciar o ditado pelo autor, o suposto Jesus, pois o mesmo diz ter preparado intensamente a limpeza da mente da mesma para ter receptividade sem influências mentais dela. Concordo plenamente, mesmo na dúvida da personalidade do Jesus descrito. Aí, só perguntando à mãe dele, e se ele foi rebelde, não era sem causa e essa era a sua missão, conforme ele mesmo conta, só que até o batismo, assim como nós, ninguém tem certeza no interior de uma suspeita. Assim como eu, vi e revi os evangelhos, comparei e caminhei livremente pelo desconhecimento de um deus e servidão a um deus, o qual só pude encontrar dentro de mim mesmo . Analiso as cartas e ao meu ver, mesmo que fosse um outro qualquer, condiz inteiramente com o que eu tenho pensado desde que comecei a pensar nessas questões, mais de meio século atras e tenho tentado por em escrito e baseado em conhecimentos, mas não foi possível estabelecer um padrão elucidativo, ( o que as cartas deram) portanto essas cartas, sendo de Jesus ou não , são a essência mais pura dos mestres. Não esquecendo o diretor que é cristo, só fiquei chateado porque ele disse que voltava e não falou que era por carta, mas isso elucida outra questão e essa é material e lógica. A exemplo de: o que eu faria com o meu corpo num meio etéreo, continuaria tendo necessidades e o ego ainda abrasaria os sentimentos. Eu confio plenamente na essência da mensagem, e em não a havendo eu as teria criado, tentei, quanto às letras são meras palavras. rodsanluc

    [Reply]

    rodinei sanches lucas fev 2, 2016
    Responder
  • mar 6, 2016

    Digo, que sou o que sou! Ceio ou não Creio, Compreendo ou não Compreendo.
    Conclusão: o meu coração se alegrou totalmente a receptividade total para com as cartas de Cristo, como sendo o mais alto grau de ensinamento espiritual do momento, para minha pessoa.

    [Reply]

    Valter Guandaline mar 6, 2016
    Responder
  • Eliane
    abr 11, 2016

    Minha alma muito se alegrou em receber esses ensinamentos,pois responde todas minhas dúvidas,as quais busquei resposta em varias igrejas e nenhuma me veio em verdade aquilo que eu buscava,,a verdade de meu ser. E as cartas me vieram justamente nos últimos dias em que eu em oração pedi a jesus que me mostrasse o caminho da verdade,pois já estava cansada de tantas palavras sem fundamento,me perguntando sempre quem sou de verdade e o que estou fazendo aqui? Será que a vida é só isso? Ai então encontrei as cartas de Cristo e estou maravilhada desde então,eu creio de alma e coração,e logo todos vão aceitar essa verdade e acordar pra verdade.

    [Reply]

    Eliane abr 11, 2016
    Responder
  • Fraga Filho
    jun 27, 2016

    As mensagens e ensinamentos escritos nas Cartas de Cristo na minha opinião é da “mais alta fonte do Ser”, explica perfeitamente a condição humana da qual vivemos e nos direciona “livremente” ao caminho do Divino.

    [Reply]

    Fraga Filho jun 27, 2016
    Responder
  • joyce
    jul 28, 2016

    Pq pensamos que pessoas santas e iluminadas tem que ser perfeitas . Comecei a escutar as cartas de Cristo agora , e quanto a rebeldia dele penso que enquanto encarnado aqui na terra ele era humano. E até si conexão nada mais que normal seu comportamento .
    Humanos cometem erros e falhas e o caminho e o aperfeiçoamento . Procurar ser perfeito já é um grande erro , Pq aqui somos sercados de vários sentimentos difíceis de se controlar . Quando pensamos em seu nome já remetemos a perfeição . Mas quem tem essa certeza ???

    [Reply]

    joyce jul 28, 2016
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *